Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Governo de São Paulo entrega mais de 670 títulos de regularização fundiária a famílias na Zona Sul da capital

Por meio da ação, moradores passam a ser legalmente proprietários de suas residências; investimento é de R$ 2,6 milhões

_________________________________________________________________________________________________________________

Ascom -  07/ 01/2026


O programa Casa Paulista entregou, nesta segunda-feira (5), a regularização fundiária de 672 imóveis do conjunto habitacional Santo Amaro A, na Zona Sul da capital. A ação recebeu investimento de R$ 2,6 milhões da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O governador em exercício, Felicio Ramuth, e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, o prefeito Ricardo Nunes, o secretário municipal de Habitação, Sidney Cruz e o vice-presidente da Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB-SP), Francisco Nunes Sobrinho, participaram do evento, realizado na Escola Estadual Prof. Bernardete Aparecida Pereira Godoi, na Chácara Santa Maria.


Na ocasião, Felicio Ramuth falou da importância da regularização como política habitacional estruturante. “Nossa equipe está muito empenhada em dar essa segurança para cada um de vocês. Já são mais de 150 mil regularizações nesta gestão. Durante muitos anos, os imóveis deste núcleo foram passados de uma pessoa para outra sem garantia jurídica. Agora é o momento de colocar tudo em ordem: as casas passam a ser oficialmente das famílias. A habitação é uma prioridade do Governo. Já entregamos cerca de 80 mil casas e temos outras 120 mil em construção”, afirmou. 


Ricardo Nunes parabenizou o Governo do Estado pela ação e destacou o trabalho da Prefeitura de São Paulo na regularização fundiária na Capital. “Trabalho sensacional que o Governo do Estado. Eu vim aqui acompanhar. A prefeitura também está fazendo”, disse.


Com a regularização, os moradores se tornam legalmente proprietários da área que antes estavam em situação irregular. Além de assegurar segurança jurídica, as famílias de menor renda passam a ter acesso a benefícios como obtenção de crédito no mercado formal, possibilidade de comercialização do imóvel e transferência para filhos ou herdeiros.


Além das moradias, as regularizações entregues nesta segunda-feira contemplaram cinco áreas verdes, cinco ruas, três espaços livres e uma área institucional.


 


Prefeitura inicia o ano ampliando ações de Regularização Fundiária em todas as regiões da cidade


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), inicia o ano ampliando as ações do maior programa de Regularização Fundiária da história da capital, com atendimento previsto para mais de 13 mil famílias, distribuídas em 13 núcleos localizados nas zonas Leste, Sul e Oeste da cidade.


Somente em 2025, o Programa de Regularização Fundiária da Prefeitura de São Paulo emitiu mais de 18 mil matrículas. Desde o início da atual gestão, em 2021, o programa já beneficiou mais de 67 mil famílias, consolidando-se como uma das principais políticas públicas de habitação e inclusão urbana da cidade.



Ir para o topo desta página